segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cheirar com o nariz dos outros...

 Olá visitantes! Estamos começando mais um ano! Desculpem minha ausência nessa primeira semana do ano, mas é que esteva de férias na praia e tal... Mentira! Dei um tempo de atualizações mesmo porque tá todo mundo de férias na praia essas épocas do ano... menos eu!

Bem, bem, vamos começar o ano falando de um assunto muito polêmico: MAMILOS! (Desculpe, não pude evitar a piada...) Mentira! É algo mais complexo: A questão da marca d'água nos desenhos e sobre os direitos autorais dos artistas.
No final do ano passado tive alguns probleminhas com isso, algumas páginas de humor do Facebook (coisa que está "super" em alta na rede social) usaram caricaturas feitas por mim para entreter seus seguidores. O único problema é que esses individuos costumam retirar TODOS os créditos das imagens na hora de postar o material. Claro, porque assim eles levam toda a "fama", elogios, ou o que quer que seja, no lugar do artista que fez aquele desenho engraçado.
A questão é: Por mim, não colocaria nenhuma marca d'água por cima das minhas ilustrações, pois concordo que suja a visualização do trabalho, escondem detalhes da imagem, enfim... fica feio mesmo! Mas infelizmente, quando você publica seu material na internet não tem jeito, as pessoas copiam as imagens e publicam onde bem entendem. Não tenho problema com isso. Acho legal quando publicam a imagem como ela é: com todos os créditos que coloco, sem mudar nada. Isso ajuda e muito na divulgação do meu trabalho. O problema está quando as pessoas agem de má fé, e apagam o endereço do blog (que coloco no cantinho de cada trabalho), recortam a imagem original pra não mostrar a marca d'água, etc, e publicam meus trabalhos sem darem os devidos créditos. O famoso "cheirar com o nariz dos outros" (Sim, eu troquei as partes do corpo e suas ações pra ficar mais aceitável socialmente a expressão chula...).
Esses 3 casos do Facebook, não foram os primeiros (e claro, não serão os últimos), já achei por aí casos piores onde pessoas estavam lucrando (até mais do que eu mesmo) vendendo produtos como camisetas estampadas com ilustrações minhas em shows de uma certa "banda de rock". Esse tipo de coisa é pior ainda, pessoas que tão ganhando dinheiro as custas do meu trabalho. Entre outros casos que poderia citar aqui e outros que ainda não chegaram até meu conhecimento.

Gostaria de dizer que INFELIZMENTE tenho que continuar estragando a visualização dos meus desenhos publicados aqui no meu blog, colocando as marcas d'água cada vez maiores e mais difíceis de retirarem, graças a esses grandes FDP que roubam conteúdos na internet e não dão os créditos ao artista que fez, para se sentirem engraçadinhos para a mulecada no Facebook ou em qualquer site que seja, só para ter seus milhares de "curtir". Se você é um desses caras que faz isso e tá lendo isso, você é um imbecíl!
Agora gostaria de deixar mais uma vez bem claro, não tenho nada contra quem divulga meus trabalhos, publicando-os como os acharam aqui, com os créditos, endereço do blog, minha assinatura, marca d'água, etc... Esses são bem vindos e a esses eu agradeço!
Então fica aqui meu pedido: Se você ver por aí alguém publicando trabalhos que já viu aqui no meu blog e sabe que fui eu que fiz, sem nenhum crédito ao blog ou a mim, denuncie aqui, ok?!

É isso pessoal! Acho que disse um pouco do que tava meio engasgado aqui!
Respeitem os direitos autorais dos artistas! Divulguem os trabalhos, mas dêem os créditos!
Evitem dores de cabeça, tanto pro artista quanto pra você que publica conteúdo de terceiros.
Respeito é bom e todo mundo Curte no Face, ok? hehe
Obrigado! ;)

9 comentários:

Gilberto Queiroz disse...

Fala, Bruno! Vc disse tudo. É preciso reclamar mesmo...
Abraço,

Anônimo disse...

Eu venho mesmo reclamar aqui, nunca passei pela situação, mas fico imaginando passar algum dia. E é isso aí reclama mesmo, aumenta as marcas, infelizmente tem que ser assim, esses FDP(s) têm que aprender a dar os créditos a quem merece!

Bruno Comotti disse...

Issaê! Que bom que leram o texto gigante e apoiam! hehe
Esse negócio é foda!

Éder Gil disse...

Merda! Agora vai ficar mais difícil de tirar a sua marcas d'água!
Vou ter que arrumar outro jeito de ganhar grana...

Letícia Gonçalves disse...

Oi, Bruno!
Bom, eu também não estou na praia, mas estou curtindo muito! Infelizmente estas coisas acontecem, as marcas d'água para certas pessoas é uma forma de fazer os bobocas desonestos pararem. Mesmo assim continuo curtindo os teus trabalhos, ok?
Abraços e sucesso sempre!

Bruno Comotti disse...

Hahaha Éder idiotaaa haha!
Valeu Letícia! Ano que vem espero estar numa praia! :S

Jonathan Pires disse...

Bah, meu
Complicado isso ae, hein
Pior q da uma raiva do caralho tu ve os outros tirando vantagem do teu trabalho.
Tem q mete o pau nesses fdp mesmo.
Eu tava com quase 2 anos de blog e editei todas as postagens pra colocar marca d'agua, é chato, mas é o jeito.

Abraço, man!

lexdizih disse...

Falou e disso Bruno, ta mais do que apoiado, vc dá mó trampo nos trabalhos e vem um engraçadinho ganhar fama as tuas custas, fala sério néh?? é isso ae, assino em baixo cara... abraçow

Bruno Comotti disse...

Valeu pessoal! Tamo junto nessa!

Não deixe de ver as postagens mais antigas também! ;)